Apresentação

Nos dias 3 e 4 de julho de 2014, irá realizar-se o Encontro Arquivos Científicos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

O património arquivístico ligado à história e à preservação da memória da Ciência encontra-se à guarda de um grande número de instituições, com destaque para as instituições de Ensino Superior mas, também, museus, bibliotecas, laboratórios, institutos, empresas, e também de particulares, entre os quais professores, investigadores ou cientistas. Trata-se de arquivos produzidos por entidades coletivas e singulares que se dedicaram e/ou dedicam a atividades de investigação científica, ou a atividades relacionadas com a prática científica, como o planeamento, o aconselhamento, o financiamento e a coordenação da investigação ou a cooperação internacional, na área da Ciência.

O Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) e o Arquivo de Ciência e Tecnologia (ACT) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) têm desenvolvido, nos últimos anos, várias iniciativas com vista à identificação, salvaguarda e divulgação de património arquivístico de interesse nacional. Considerando que a história da organização da Ciência, das políticas científicas e da atividade científica constituem matérias de investigação, o IHC e o ACT têm trabalhado em projetos de tratamento de arquivos científicos.

Neste âmbito, as duas entidades pretendem organizar um encontro dedicado aos arquivos científicos, que possa ser um contributo para um melhor conhecimento da produção arquivística e documental no domínio da investigação e da gestão da atividade científica.

 

São objetivos do Encontro Arquivos Científicos:

  • Contribuir para a identificação, preservação e divulgação do património arquivístico ligado à história e memória da Ciência, em Portugal;
  • Contribuir para a definição de metodologias próprias para o tratamento e organização dos arquivos científicos, nomeadamente em questões de avaliação e descrição;
  • Contribuir para o conhecimento do(s) perfi(s) dos utilizador(es) dos arquivos científicos, bem como das suas necessidades e expectativas. Deste modo, a Comissão Organizadora do Encontro Arquivos Científicos convida todos os investigadores, académicos, técnicos e outros interessados, envolvidos com as questões de produção, organização mas, também, salvaguarda, preservação e estudo dos arquivos científicos, a participarem neste Encontro, contribuindo para a partilha e troca de informações e experiências. O encontro é aberto ao público em geral e decorrerá Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Torre B, 3º andar, Auditório 2), nos próximos dias 3 e 4 de julho.

 

Comissão Organizadora:

Maria Fernanda Rollo (IHC, FCSH-UNL) 

Paula Meireles (FCT e IHC, FCSH-UNL)

Cátia Matias Trindade (FCT e IHC, FCSH-UNL)

Madalena Ribeiro (FCT e IHC, FCSH-UNL)

Com a colaboração de:

Marta Lourenço (Museu Nacional de História Natural e da Ciência – Universidade de Lisboa)

Ana Cristina Martins (Instituto de Investigação Científica Tropical)

 

IHC-FCSH   Logo - FCT

Anúncios