Programa

Disponível em pdf: Programa “Encontro Arquivos Científicos”

 

3 DE JULHO, 5ª FEIRA

9h00 – Recepção dos participantes

9h30 – Sessão de abertura

Maria Fernanda Rollo, Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

João Nuno Ferreira, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

João Costa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

10h00 – PAINEL 1: PROTAGONISTAS

Moderador: João Vieira

Assunção Júdice, Teresa Cunha (Casa Reynaldo dos Santos e Irene Quilhó dos Santos, Câmara Municipal de Cascais) – Dois arquivos científicos existentes na Casa Reynaldo dos Santos e Irene Quilhó dos Santos, Município de Cascais.

David Ferreira (Instituto de História Contemporânea – FCSH-UNL) – Projeto de tratamento espólio do Cientista e Professor JFDF – José Francisco David Ferreira. Enquadramento, Ponto de situação, Problemas e Soluções.

Ana Sofia Ramos, Conceição Pratas (Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva), Fernanda Ribeiro (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) – A Memória da Arquitetura na Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva: da preservação ao acesso.

Sílvia Laureano e Costa (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional – FCSH-UNL) – Arquivo digital de Almada Negreiros: a Tragédia da Unidade.

11h00 – Debate

11h30 – Pausa para café

11h40 – PAINEL 2: INSTITUIÇÕES CIENTÍFICAS (I)

Moderador: Paula Meireles

Ana Canas, Maria da Conceição Casanova (Instituto de Investigação Científica Tropical) – Arquivos de Ciência no IICT: vale a pena investir?

Catarina Cândido (Instituto de História Contemporânea – FCSH-UNL), Conhecer a Junta de Energia Nuclear através do arquivo.

Maria Luísa Macedo, Projeto de informatização, digitalização e divulgação do Arquivo Histórico Científico e Académico da Academia das Ciências de Lisboa (AHCAACL).

12h30 – Debate

13h00 – Pausa para almoço


14h00 – PAINEL 2:
INSTITUIÇÕES CIENTÍFICAS (II)

Moderador: Paulo Leitão

Isabel Granado, Aurete Pereira, Gabriel Luís, Maria do Céu Costa, Machado Leite e Teresa Ponce de Leão (Laboratório Nacional de Energia e Geologia) – Património arquivístico nas ciências da energia e da geologia.

Patrícia Costa, Raquel Almeida (Instituto Superior de Engenharia do Porto) – O ensino industrial do Porto: um arquivo a ser descoberto.

Maria Leandra Bizello (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP) – Arquivos, Universidades e Memória Científica.

Ana Cristina Martins (Instituto de Investigação Científica e Tropical) – Arqueologia em arquivos e arquivos de arqueologia: o caso da Missão Antropológica e Etnológica da Guiné (1946-1947) da Junta das Missões Geográficas e de Investigações Coloniais (1936).

Tiago Brandão (Instituto de História Contemporânea – FCSH-UNL) – Fontes e metodologia para a história da política científica.

Madalena Ribeiro, Paula Meireles (Fundação para a Ciência e a Tecnologia – Instituto de História Contemporânea – FCSH-UNL), O Arquivo de Ciência e Tecnologia.

15h45 – Debate

16h15 – Pausa para café

16h30 – PAINEL 3: MUSEUS E ARQUIVOS

Moderador: Ana Cristina Martins

Alexandre Correia (Academia das Ciências de Lisboa) – A importância do arquivo histórico da Academia das Ciências de Lisboa no estudo da instituição e identificação das suas coleções museológicas.

Maria de Fátima Nunes (Universidade de Évora e CEHFCI/IHC-FCSH-UNL), Ana Rita Saldanha, (CEHFCI/IHC-FCSH-UNL), José Pedro Sousa Dias (MUHNAC) – Arquivo do Museu Nacional de História Natural e da Ciência – MUHNAC. U.L. – abrir agendas para História da Ciência europeia.

Alda Namora, Vítor Gens, David Felismino (MUHNAC) – Ao encontro das Ilhas Afortunadas: Tratamento e estudo do espólio Francisco de Arruda Furtado (1854-1887).

17h30 – Debate

 

4 DE JULHO, 6ª FEIRA

09h30 – PAINEL 4: PATRIMÓNIO E PRESERVAÇÃO DIGITAL (I)

Moderador: Madalena Ribeiro

Daniel Gomes (FCCN-FCT) – Arquivo da Web Portuguesa: uma infraestrutura para investigação científica.

Maria Eduarda Rodrigues, António Moitinho Rodrigues (Instituto Politécnico de Castelo Branco) – Os repositórios científicos e a função preservação: realidade ou desafio.

Pedro Moura Ferreira (Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa) – Preservar e partilhar – Arquivo de dados em ciências sociais.

Idalete Dias (Universidade do Minho) – A preservação de património científico nas Humanidades: a aplicação da TEI-Text Encoding Initiative.

10h30 – Debate

11h00 Pausa para café

11h15 – PAINEL 4: PATRIMÓNIO E PRESERVAÇÃO DIGITAL (II)

Moderador: Maria de Lurdes Rosa

Ana Rodrigues, Francisco Barbedo, Lucília Runa, Mário Sant`Ana (Direção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas) – Preservar património digital através de redes de cooperação multidomínio.

Filomena Sousa (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional – IELT – FCSH/UNL)–Arquivo digital “Memoriamedia e-Museu do Património Cultural Imaterial”.

Sandra Boto (Centro de Investigação em Artes e Comunicação – Universidade do Algarve e Centro de Literatura Portuguesa – Universidade de Coimbra) – O Arquivo do Romanceiro Português da Tradição Oral Moderna (1828-2010): memória e perspetivas de futuro.

12h30 – Debate

13h00 – Pausa para almoço

14h00 – PAINEL 5: IMAGEM E CIÊNCIA

Moderador: Marta Lourenço

Cármen Almeida (Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora) – Arquivos Fotográficos e o seu contributo para a história e memória da ciência.

Catarina Mateus (Instituto de Investigação Científica Tropical) – O acervo fotográfico do Instituto de Investigação Científica Tropical – tratamento e acesso.

Bruno Almeida, Paula Rosa (Campo Arqueológico de Mértola) – Projeto de tratamento documental e divulgação do Arquivo Fotográfico do Campo Arqueológico de Mértola.

Sara Magno (Centro de Investigação em Artes e Comunicação – Universidade do Algarve) – Arquivo e Arte.

Catarina Pires, Gilberto Pereira – Arquivos fotográficos enquanto fontes para o estudo da Arquitetura da Ciência: o espólio do fotógrafo Augusto Bobone.

Inês Moreira e Silva (FCSH-UNL) – A Fotografia em Contexto Colonial: Tratamento da Documentação Fotográfica da Missão Antropológica e Etnológica da Guiné entre 1946-47.

15h45 – Debate

16h15 – Pausa para café

16h30 – Mesa redonda

Moderador: Maria Fernanda Rollo

Alfredo Caldeira (Fundação Mário Soares)

Maria de Fátima Nunes (Universidade de Évora e CEHFCI/IHC-FCSH-UNL)

Pedro Penteado (Assistente convidado da FCSH-UNL)

17h30 – Conclusões e Encerramento, Comissão Organizadora